Tipos de ordenha
O mercado leiteiro ficou mais exigente quanto à qualidade e as novas diretrizes legais, fazendo com que produtores busquem inovar nos tipos de ordenha utilizada para evitar as contaminações e a mastite. Os métodos mais utilizados são a ordenha manual e a mecânica.
A ordenha manual exige menor investimento financeiro, tanto nos materiais necessários para realizar o processo quanto a mão de obra. Nesse sistema, o ordenhador precisa retirar o leite e o depositar em um balde. Os instrumentos de trabalho são simples: um balde, filtro ou coador, tanque de refrigeração, um banco para o profissional e uma peia para conter a vaca no local desejado. Já na ordenha mecânica, o processo é feito em uma sala de ordenha onde o leite é retirado por um aparelho que simula a mamada de um bezerro. Os materiais necessários para esse método variam de acordo com o sistema escolhido.
Em ambos os processos é necessário uma higienização adequada e criteriosa por parte dos produtores. A limpeza, que é um dos fatores mais importantes para atingir altos índices de produtividade, pode ser realizada com o pré dipping LIMPATETA, desenvolvido exclusivamente para a limpeza correta na pré ordenha e o pós dipping SELATETA, que auxilia em uma melhor limpeza na pós ordenha.
Entre em contato com um consultor especialista da Montsanto e garanta a higienização correta para alcançar a máxima produtividade do seu gado leiteiro.